DEPOIMENTOS

Depoimento O1.

Prezados/as, Em 2015, em participação num evento sobre o trabalho da Língua Inglesa em Unidades Escolares da Rede Estadual de Feira de Santana, as representantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), demonstraram o resultado do trabalho validado por estudantes desta Rede e profissionais da Educação que compõem estas U.E, bem como estudantes de graduação e docentes da UEFS presentes neste momento. Sentimos a firmeza e capacidade de trabalhar com disciplina e foco nos resultados do trabalho considerando, principalmente, os discentes envolvidos. Dessa forma, demarcamos aqui a nossa satisfação com a dinâmica empreendida e demonstrada com exemplos da mudança de postura e envolvimento com este componente curricular, o que pode desembocar na melhoria da proficiência dos/as estudantes do Ensino Superior e da Educação Básica. Agradecemos a crença e compromisso com o trabalho demonstrado.

Atenciosamente, Valuza Maria Saraiva Assessoria Superintendência de Políticas para Educação Básica – SUPED Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC

Depoimento O2.

O Programa Intitucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nesta instituição de ensino tem sido um parceiro ímpar nas prática pedagógicas desenvolvida pelos professores e pela escola.

Em nossa unidade escolar o Programa é desenvolvido desde 2014  vinculado a disciplina Inglês tendo como supervisora a professora Luciana de Jesus Lessa Censi e tem provocado  dinamismo e criatividade durante as aulas. Os estudantes- bolsistas  tem se dedicado ao objetivo do programa desde o seu início na escola, ou seja, se vincular  as salas de aula, articulando assim o ensino superior em especial o curso que estão fazendo com a rede pública estadual de ensino deste município.

Ressaltamos, a interação dos bolsistas bem como da Coordenação do programa  em vários e importantes momentos pedagógicos da escola como: a Jornada Pedagógica, as Atividades Complementares, desenvolvimentos e fechamentos de projetos interdisciplinares, projetos artísticos culturais proporcionados pela Secretaria de Educação do estado e aderidos pela unidade de ensino, Reunião de Pais, gincanas entre outras ações pedagógicas.

Enfatizamos também, a receptividade dos alunos para com os bolsista do PIBID, pois gostam muito da presença e das intervenções realizadas pelos mesmos  durante as aulas e de como essas intervenções tem contribuido para a mudança de visão dos alunos com relação a importância da Língua Inglesa em suas vidas.

É o terceiro ano do Programa em nossa escola e esperamos que essa parceria perdure por longa data, para que possamos colher mais frutos positivos para a escola e principalmente para a aprendizagem de nossos alunos.

Feira de Santana, 29 de março de 2016.

Josemauro de Sousa Alves, Diretor do Colégio Estadual Eliana Boaventura.

Link para o documento original.

DEPOIMENTO O3.

Venho através deste depoimento parabenizar ao programa do PIBID/UEFS de inglês coordenado pela professora Silvânia Capua Carvalho, pois durante o período de 2013 à 2015 o projeto aconteceu no Colégio Estadual Odorico Tavares, a mesma fez o devido acompanhamento exercendo sua função com muito dinamismo e eficiência .No decorrer dos anos ao qual o projeto aconteceu foram feitas algumas atividades envolvendo a Língua Inglesa e houve participação de alunos, professora supervisora Luciene lotada na escola, professora da UEFS Silvânia que coordena o subprojeto PIBID de Língua Inglesa na escola. Agradecemos a parceria formada no decorrer deste período e salientamos a importância da permanência do subprojeto pela CAPES, pois o mesmo visa auxiliar e ajudar os estudantes fortalecendo o ensino–aprendizagem da cultura de uma Língua estrangeira.

Atenciosamente, Hilma Rosely Goncalves. Direção do Colégio Estadual Odorico Tavares.